.
"CUSTOMIZANDO O UNIVERSO EM REDE"



Brinquedo de luxo

Como aplicação das formas, imagens e fantasias ao cotidiano, a Toy Art cria brinquedos artísticos que revelam impressões diferentes a cada pessoa que os observa.

A procura pela personificação não está somente na vida cotidiana. Todos os setores se encontram em uma procura pela singularidade das coisas e dos seres. Dentre esta premissa das especificidades, da produção individualizada - o fugir da escala de produção -, a Toy Arte entra no mercado artístico de expressão visual como forma de representação do mundo onde se vive de forma divertida e “fofa” por meio de brinquedos de luxo.
Iniciada no Japão, conhecida pelo mundo como Art Toy (do inglês), os artesanal toys – resposta brasileira à tendência – está acumulando cada vez mais artistas e designers do mundo inteiro que se encontram no fazer bonecos. A técnica de feitio destes brinquedos para todas as idades é variada e pode ter como materiais-base o tecido, relembrando a costura caseira para a produção de roupas; a madeira, o vinil, entre outros. É um segmento vanguarda, no qual sua técnica se espalha aos poucos pela internet.
A nova forma de ver e expressar o mundo pelas mãos que realizam bonecos, que personificam seres do imaginário e mundos de fantasia já chegou ao Brasil. São disponibilizados produtos em diversas galerias e espaços culturais por todo o país. A primeira exposição coletiva de Toy Art aconteceu em São Paulo, no mês de outubro. E os frutos da iniciativa se espalham, Goiânia entra no circuito do gênero através de sua designer representante, Fabiana Queiroga, que lançou este mês, a primeira exposição de Toy Art em Goiás, intitulada Onitoys, para inauguração das prateleiras do espaço Fabq, na Galeria Marina Potrich. As prateleiras são destinadas à apresentação de produtos criados por Fabiana Queiroga, que inicia sua parceria com Marina Potrich, disponibilizando ao público produtos próprios, mostrando seu trabalho em toys, imagem e objetos.
Fabiana Queiroga integra sua arte ao tema nipônico, com as diversas possibilidades de construção dos bonecos, representando figuras exóticas do seu imaginário. O diferencial da produção da Toy Art por Fabiana Queiroga é que suas peças são usadas em diversos ambientes do dia-a-dia, não elaborando valores de exposição, mas de uso, agregando valor às peças. Sua arte é aplicada em diversos produtos, como estamparias, bolsas, painéis em parede e outros. A designer, com isso, estabelece parcerias com lojas de Goiânia e São Paulo, viabilizando produtos com temas desenvolvidos por ela. Seu suporte principal é o tecido, mas a designer também se envereda pela cerâmica.

Arquivo